Livros
Psicanálise Relacional - um novo olhar, uma nova prática
Ano: 2023
ISBN: 6599260381
Autores: Victoria Font Saravia, Martín Forli, Paula M. Mayorga, Yanina Piccolo
Resumo: Psicanálise Relacional: um novo olhar, uma nova prática é uma obra magnífica e necessária para dar conta do trabalho de elaboração que vêm fazendo jovens e veteranos autores argentinos sobre a evolução da psicanálise contemporânea, que , sem ancorar-se em Freud ou Lacan, olharam em múltiplas e fecundas direções, partindo da revisão das contribuições de Winnicott, Kohut, Khan, Bowlby e Sullivan, e traçando pontes entre estas e as contribuições de Stolorow, Mitchell, Bromberg e muitos outros desenvolvedores da psicanálise contemporânea. É um novo olhar, cheio de sentido, com uma proposta de uma nova prática que nos permita redescobrir a ilusão por uma clínica comprometida com o ser humano num mundo repleto de desafios a enfrentar juntos, em cooperação e comunidade e com um profundo sentido ético.
Relações de objeto na Teoria Psicanalítica
Ano: 1994
ISBN: 9788573070231
Autores: Jay R. Greenberg, Stephen Mitchell
Resumo: Greenberg & Mitchell percorrem com o leitor todo o desenvolvimento das idéias psicanalíticas, desde seu fundador – Freud – até os teóricos contemporâneos, delineando construções teóricas fundamentadas em suposições incompatíveis, mas surgidas de um contexto amplo comum e determinante. Os autores utilizam o conceito indispensável de RELAÇÕES OBJETAIS – tão difundido em referência à prática clínica, mas ainda confuso em termos teóricos – como princípio organizador da compreensão das várias tendências na evolução do pensamento psicanalítico. Relações objetais na teoria psicanalítica inicia com as bases teóricas proporcionadas por Freud e Sullivan, percorre a Escola Britânica das Relações Objetais (Klein, Fairbain, Winnicott), passa pelos psicólogos americanos do Ego (Hartmann, Mahler), chegando à teoria integradora de Kernberg e às linhas inovadoras de Sandler e Kohut. Este texto clássico é imprescindível para todo aquele interessado não apenas em compreender a tradição psicanalítica, mas em viabilizá-la em toda a sua potencialidade na prática clínica diária.
Winnicott e Kohut
Ano: 2015
ISBN: 978-65-86711-01-1
Autor: Carlos Nemirovsky
Resumo:
A psicanálise é um produto da cultura, isto implica que se vão sucedendo inovações na teoria, na técnica e na concepção dos diagnósticos e na psicopatologia, a fim de dar conta de problemáticas que resultam moldadas por nossa organização social, por nossos costumes. Os diferentes olhares da clínica psicanalítica atual postulam diversas hipóteses sobre o desenvolvimento do psiquismo. Cada autor e cada escola, propõe modelos – perspectivas – para compreender e explicar os fenômenos iniciais da vida psíquica que teriam incidência na organização mental do adulto. No século passado, Freud elege o mito de Édipo e suas consequências na estruturação do psiquismo. Um mito se caracteriza por suas múltiplas versões e por suas variações da época, que é visto/construído com os materiais selecionados pelo ponto de vista do observador. Em nossos dias necessitamos conceitualizações que considerem os novos fenômenos clínicos, derivados dos pacientes que hoje assistimos, dando conta das demandas registradas dentro, fora e nos limites de nosso trabalho. Tentamos desenvolver conceitos teóricos para explicarmos expressões tão inefáveis quanto recorrentes, como as que nos transmitem nossos pacientes, entre perplexos e angustiados, quando se percebem irreais, vazios, estranhos, frágeis, inexistentes, não desejantes, com dúvida sobre sua identidade, acusados por sentimentos de futilidade, apáticos e anestesiados. A clínica com nossos pacientes complexos convoca especialmente a estes autores, já que suas concepções estão sempre ligadas à prática “artesanal” do consultório, em intimidade com os eixos empíricos, resultando operativos e possibilitadores de aberturas. O pensamento destes autores nos remete a refletir sobre as motivações do psiquismo, as origens da nossa subjetividade.
Core competencies of Relational Psychoanalysis: a guide to Practice, Study and Rechearch
Ano: 2017
ISBN: 1138218391
Autor: Roy E. Barsness
Resumo:
Roy Barsness e seus coautores assumiram a difícil tarefa de apresentar um texto sobre as Competências Essenciais em Psicanálise Relacional para orientar terapeutas mais jovens e mais experientes na integração da teoria e da prática. O notável sucesso dos autores reside na habilidade com que abordam o desafio da Psicanálise Relacional de oferecer uma abordagem flexível, adaptada à individualidade de cada díade paciente/analista, e praticada com intenção, forma e ritmo disciplinados. O que e como fazer é apresentado em sete competências, com um epílogo sobre o amor, tudo enriquecido para o leitor por meio de narrativas clínicas. Uma tarefa difícil, executada com maestria.” – Joseph D. Lichtenberg, M.D., Diretor Emérito do Instituto de Psicoterapia e Psicanálise Contemporânea, autor de Craft & Spirit, Editor-Chefe da Série de Livros Psychoanalytic Inquiry. “Ao ler este livro, senti como se tivesse entrado na mente do analista relacional. Tanto a mentalidade cuidadosamente construída quanto o respeito pelo trabalho transparecem em cada capítulo.” Como diretora do programa de Mestrado em Aconselhamento do Instituto da Família da Universidade Northwestern, estou sempre em busca de textos que transmitam tanto a paixão quanto a habilidade associadas ao trabalho analítico, para que sirvam de inspiração para meus alunos. E encontrei.” – Francesca Giordano, Ph.D., Diretora do Programa e Professora Clínica do Programa de Aconselhamento do Instituto da Família da Universidade Northwestern.