Livros

Sobre Trauma

Ano: 2023

ISBN: 6586711827

Autor: Henry Krutzen

Resumo:Hoje, cada vez mais pacientes traumatizados chegam nos consultórios psicanalíticos. Essa situação nos coloca diante de uma necessidade de revisão de conceitos e da nossa metapsicologia para poder conseguir atendimentos – não infinitos – desses pacientes em estado de grande sofrimento. Propomos dois eixos centrais para poder redefinir nossa abordagem dessas questões: de um lado, a referência à psicanálise relacional como foco central do tratamento, e, do outro lado, a necessidade de uma postura transdisciplinar de troca com as áreas afins de saberes (neurociência, psicologia do desenvolvimento, ecologia política, entre outras), como condição imprescindível de adequação da psicanálise à clínica atual.

Estudos de Psicanálise Relacional

Ano: 2020

ISBN: 978-65-86711-01-1

Autor: Henry Krutzen

Resumo: Esses Estudos de psicanálise relacional apontam para uma reorientação da psicanálise de maneira interdisciplinar, com referências às áreas das neurociências, da psicologia do desenvolvimento, da biologia, e da psicanálise relacional, propriamente dita. E também aos leitores interessados na dinâmica e na constituição permanentes da psicanálise, para uma prática e uma teoria contemporâneas em constante construção.

Para uma nova definição do espaço clínico: topologia em expansão.

Ano: 2018

ISBN: 978-85-391-0922-7

Autor: Henry Krutzen

Resumo: As poltronas e os divãs mudaram. Os encontros clínicos, as supervisões e as análises mostram que o cotidiano dos consultórios e das instituições não corresponde mais aos cem primeiros anos da psicanálise. Depois da primeira grande mudança, que ocorreu após a Segunda Guerra, com os eixos oriundos das teorias da comunicação, ou da cibernética e da topologia clínica lacaniana, uma nova transformação começa a aparecer na psicanálise contemporânea desde o começo dos anos oitenta. O chamado movimento relacional é pouco conhecido no Brasil. Este livro propõe uma introdução a essas noções que constituem novas hipóteses para pensar e operar na psicanálise hoje.