Livros
Winnicott e Kohut
Ano: 2015
ISBN: 978-65-86711-01-1
Autor: Carlos Nemirovsky
- Resumo:
A psicanálise é um produto da cultura, isto implica que se vão sucedendo inovações na teoria, na técnica e na concepção dos diagnósticos e na psicopatologia, a fim de dar conta de problemáticas que resultam moldadas por nossa organização social, por nossos costumes. Os diferentes olhares da clínica psicanalítica atual postulam diversas hipóteses sobre o desenvolvimento do psiquismo. Cada autor e cada escola, propõe modelos – perspectivas – para compreender e explicar os fenômenos iniciais da vida psíquica que teriam incidência na organização mental do adulto. No século passado, Freud elege o mito de Édipo e suas consequências na estruturação do psiquismo. Um mito se caracteriza por suas múltiplas versões e por suas variações da época, que é visto/construído com os materiais selecionados pelo ponto de vista do observador. Em nossos dias necessitamos conceitualizações que considerem os novos fenômenos clínicos, derivados dos pacientes que hoje assistimos, dando conta das demandas registradas dentro, fora e nos limites de nosso trabalho. Tentamos desenvolver conceitos teóricos para explicarmos expressões tão inefáveis quanto recorrentes, como as que nos transmitem nossos pacientes, entre perplexos e angustiados, quando se percebem irreais, vazios, estranhos, frágeis, inexistentes, não desejantes, com dúvida sobre sua identidade, acusados por sentimentos de futilidade, apáticos e anestesiados. A clínica com nossos pacientes complexos convoca especialmente a estes autores, já que suas concepções estão sempre ligadas à prática “artesanal” do consultório, em intimidade com os eixos empíricos, resultando operativos e possibilitadores de aberturas. O pensamento destes autores nos remete a refletir sobre as motivações do psiquismo, as origens da nossa subjetividade.
Sobre Trauma
Ano: 2023
ISBN: 6586711827
Autor: Henry Krutzen
Resumo: Hoje, cada vez mais pacientes traumatizados chegam nos consultórios psicanalíticos. Essa situação nos coloca diante de uma necessidade de revisão de conceitos e da nossa metapsicologia para poder conseguir atendimentos – não infinitos – desses pacientes em estado de grande sofrimento. Propomos dois eixos centrais para poder redefinir nossa abordagem dessas questões: de um lado, a referência à psicanálise relacional como foco central do tratamento, e, do outro lado, a necessidade de uma postura transdisciplinar de troca com as áreas afins de saberes (neurociência, psicologia do desenvolvimento, ecologia política, entre outras), como condição imprescindível de adequação da psicanálise à clínica atual.
Estudos de Psicanálise Relacional
Ano: 2020
ISBN: 978-65-86711-01-1
Autor: Henry Krutzen
Resumo: Esses Estudos de psicanálise relacional apontam para uma reorientação da psicanálise de maneira interdisciplinar, com referências às áreas das neurociências, da psicologia do desenvolvimento, da biologia, e da psicanálise relacional, propriamente dita. E também aos leitores interessados na dinâmica e na constituição permanentes da psicanálise, para uma prática e uma teoria contemporâneas em constante construção.